Marina Jacaré Village

Turismo

O que ver na região (algumas sugestões)

Os nossos agradecimentos ao Governo da Paraïba e PBTUR pelas informações e material divulgados . Visite: www.pbtur.pb.gov.br

Informações turísticas: Há um escritório de Informações Turísticas em frente ao Hotel Tambaú, onde também se fala inglês; além das numerosas informações sobre a Paraíba, se distribui um mapa de João Pessoa e outros folhetos da região.

Forte Velho:
turismo10-2

Situado no braço do rio por trás da ilha de Restinga, chega-se ao Forte Velho pela balsa que parte do porto dos pescadores de Cabedelo ou em dinghy/deriva com menos de 1,10 m de calado. Investindo o canal que passa ao longo da ilha, por perto da margem (mas atenção: numerosos bancos de areia; navegar indicativamente ao final da preamar) ou, preferivelmente, fazendo a volta da ilha por Cabedelo. É uma balada simpática nas águas internas limitadas pelo mangue de restinga; Forte Velho é uma pequena aldeia na orla, com um pequeno bar-restaurante e um trapiche onde é possível ancorar. Com os serviços de um automóvel, pode-se fazer uma excursão até a igreja do antigo mosteiro de Nossa Senhora da Guia, rico em história.

Joao Pessoa,
turismo5-2

A cidade apresenta vários pontos de interesse, a começar pelo seu centro histórico, a alguns passos à esquerda da estação ferroviária, com a sua catedral e outras igrejas de arquitetura barroca colonial. Encontram-se também vestígios arqueológicos do antigo forte da cidade, o centro cultural, o centro de artesanato da cidade, e as lindas praias entre as quais a praia de Miramar, em Cabedelo, frequentada pelos praticantes de kite surf.

turismo2-2

loisirs5

Lucena: Um bom passeio partindo de Jacaré, oposto à Cabedelo (pode-se tomar o trem e atravessar pelo ferry ou a pitoresca lancha-jardineira até a Costinha); Lá, as antigas instalações da caça à baleia foram transformadas em museu, e o poço das baleias em piscina. Informe-se antes, pois em fins de 2008 estavam passando a propriedade.

Cabo Branco:

turismo4-2
É o ponto mais oriental de toda a América do Sul.

O LITORAL:
Ao sul:
turismo11-2

As praias ao sul de João Pessao são umas mais bonitas que as outras: entre elas, Carapibus em Jacuman, a praia de Coquerinho, e Tambaba, a única praia oficial de nudismo do Nordeste do Brasil. Pode-se entrar à Tambaba em casal ou família: os homens desacompanhados não são aceitos à entrada da zona, onde o nudismo integral é obrigatório (situado ao lado oposto da chegada); nudismo facultativo e topless autorizados sobre as praias situadas sobre a esquerda.
turismo3-2

Há diversas pequenas pousadas ao redor, e um pequeno bar-restaurante com 6 bungalows rústicos na zona naturista. O lugar é supervisionado..

O INTERIOR:
turismo16-2

Areia:
turismo14-2

A duas horas e meia de ônibus, a viagem até a cidade de Areia, a 650 m de altitude, dá uma boa ideia das diferentes paisagens do interior da região, passando por zonas áridas pontuadas por vales e vegetações típicas como o mandacaru, além das onipresentes plantações de cana de açúcar. Conta com uma Faculdade de Agronomia, é cercada de destilarias de cachaça, e possuí 2 museus: um ilustra a história da cana de açúcar; o outro é uma antiga residência colonial que mostra o estilo de vida numa fazenda do século XVII. Há diversas pousadas locais e um hotel, mas a estrutura turística é limitada, sendo preferível arranjar-se com um táxi que sirva de guia para o dia.

Para os passeios no interior, pode fazer muito calor de dia, como também bem mais frio que sobre a costa: prever vestimentas adequadas.

turismo13-2

Campina Grande:
É a segunda maior cidade da Paraïba, situada em 129 Km da costa e a 550 m de altitude. Em junho, Campina Grande torna-se a capital do Forró, com o alardeado maior São João do mundo: durante todo o mês, a grande quermesse gira em torno do forró e das quadrilhas nas ruas e dos pratos tradicionais à base de milho, coroando com fogos de artifícios na noite de São João (23 de Junho). As festas representam a verdadeira tradição do interior do Nordeste brasileiro; assim por toda a parte, o acontecimento toma a dimensão de um verdadeiro carnaval camponês; notam-se particularmente o ambiente das ruas de Banareiras, (140 Km de João Pessoa), Santa Luzia, a 260 Km, Patos, a 300 Km, e Cabaceiras, que além disso, é famosa pela tradicional festa do Bode Rei, que dá um toque bem regional, tanto artístico como culinário, devido à grande tradição desse animal autenticamente sertanejo.

Sítios arqueológicos: O interior do país abriga numerosos sítios de gravuras rupestres, vestígios de antigas civilizações, gigantescas formações rochosas, vestígios de dinossauros e cascatas, imensa variedades de excursões com diversos graus de dificuldades onde pode-se praticar inclusive escalada e rappel.
turismo15-2

Entre outros:
O parque de Pedra da Boca, situado na fronteira entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, sobre as margens do Rio Calabouço.
Ingá é a localidade onde se encontra o mais importante monumento arqueológico brasileiro (a 90 Km de João Pessoa): Itacoatiara, um bloco de granito de 20 m de comprimento e 3m de altura, coberto de inscrições geométricas gravadas, suscitam às especulações mais variadas por parte dos especialistas do mundo inteiro, sem que se tenha decifrado o significado.

Pirpirituba conta com as mais bonitas cascatas da Paraíba, com a famosa “Cachoeira do Roncacador”.

Sousa, no meio da paisagem semi-árida do sertão, a 450 Km de João Pessoa. Esta cidade é conhecida pelo seu “Vale dos Dinossauros”: considerado um dos mais extensos sítios paleontológicos do mundo, visita-se por um conjunto de pontes estreitas de onde se vê elementos de esqueletos de animais pré-históricos de mais de 130 milhões de anos.

Vieirópolis, a 20 Km de Sousa, além do seu grande interesse arqueológico, oferece uma grande variedade de esportes de aventura.

Caruaru: Situada a 2 horas de Recife, no interior, esta cidade é famosa pela sua feira permanente de artesanato em couro, madeira e cerâmica. Facilmente acessível por ônibus, com numerosas pousadas e hotéis (entre os quais o Central Hotel e o Hotel Caruaru: cerca de R$ 55,00 com café da manhã incluso).

turismo7-2

JACARE
BOA ESTADIA !!!